Tokamak – ISTTOK, IPFN (Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear), IST

Um tokamak é uma câmara em forma de donut com o objectivo de recriar a Fusão Nuclear, o mesmo processo que dá energia às estrelas.

O conhecimento ganho neste laboratório tem como finalidade ser aplicado a um eventual reator de Fusão Nuclear que servirá para alimentar as necessidades energéticas da humanidade. Mais informações aqui.

MotLab – Laboratório de Átomos Ultra-Frios e Plasmas Quânticos, IPFN, IST

O MotLab está equipado com uma armadilha magneto-óptica, capaz de confinar átomos de rubídio e arrefecê-los até uma temperatura um milhão de milhão de vezes mais baixa que o espaço exterior !

As principais áreas de investigação são átomos ultra-frios, interacções colectivas átomo-átomo, e plasmas ultra-frios. Mais informação aqui.

L2I – Laboratório de Lasers Intensos, GoLP (Grupo de Lasers e Plasmas), IPFN, IST

Investigação na ciência e tecnologia de lasers de alta intensidade, incluindo a operação e desenvolvimento de sistemas laser, exploração de técnicas avançadas para a geração de impulsos laser de alta energia e duração curta, a uma elevada taxa de repetição e com alto contraste. Mais informações aqui.

Sala Limpa, INESC-MN (Instituto de eng. de Sistemas e Computadores – Microssistemas e Nanotecnologias), IST

Nesta sala novas técnicas de fabrico e teste de microchips são postas em prática, técnicas que depois poderão ser aplicadas no fabrico dos dispositivos que usamos no quotidiano.

Devido à alta sensibilidade dos testes realizados é necessária uma grande filtragem e reduçao das particulas que se encontram no ar e daí o nome da Sala Limpa ! Mais informações aqui.

Laboratório de Cristais Líquidos, GCLRMN (Grupo de Cristais Líquidos e Ressonância Magnética Nuclear), IST

Neste laboratório procura-se caracterizar vários tipos de matéria molecular, com foco nos cristais líquidos, polímeros e líquidos iónicos.

O conhecimento ganho tem um grande leque de aplicações desde o fabrico de células LCD (monitores), a industria farmacêutica e até ao vinho do Porto. Mais informações aqui.

Laboratório de Sistemas Dinâmicos, Grupo de Dinâmica Não-Linear, IST

O Grupo de Dinâmica Não-Linear é uma unidade de investigação multidisciplinar nas áreas da física matemática, sistemas dinâmicos e biologia matemática.

O trabalho envolve o desenvolvimento e análise de modelos matemáticos e métodos numéricos a eles associados.